O ex-presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, juntamente com Douglas Diamond e Philip Debvig, ganhou o Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho sobre bancos e a crise financeira.
O grupo foi reconhecido pela Real Academia Sueca de Ciências por seu trabalho no início da década de 1980, que de acordo com o instituto lançou as bases para nossa compreensão moderna de por que os bancos são necessários, suas principais vulnerabilidades e como suas falhas contribuíram para crises financeiras.
Bernanke, presidente do Banco Central dos Estados Unidos. Durante a crise financeira de 2008, ele foi premiado por sua investigação da Grande Depressão. Seu trabalho mostra que a competição bancária é a razão decisiva pela qual a crise se tornou tão grave e arraigada.
16 – Três americanos ganham o Prêmio Nobel de Economia por pesquisas sobre bancos
Três americanos, incluindo o ex-presidente do Federal Reserve Ben Bernanke, receberam o Prêmio Nobel de Economia na segunda-feira por suas contribuições para explicar o papel dos bancos na economia.
O júri disse que Bernanke, Douglas Diamond e Philip Davig foram premiados por “melhorar significativamente nossa compreensão do papel dos bancos na economia, especialmente durante a crise financeira, e como regular os mercados financeiros”.
Bernanke, de 68 anos, presidiu o Federal Reserve de 2006 a 2014 durante a crise financeira de 2008 e é conhecido por analisar “a pior crise econômica da história moderna”, a Grande Depressão da década de 1930.
Por sua vez, Diamond, professor da Universidade de Chicago, e Dibwig, acadêmico da Universidade de Washington em São Petersburgo, também estiveram envolvidos. Lewis foi premiado por atuar como intermediário ao demonstrar “como o sistema bancário pode ser uma ótima solução” para converter economias em investimentos.
Ao contrário de outros laureados com o Nobel, o prêmio não foi concedido pelo cientista Alfred Nobel quando essas honras foram estabelecidas, mas mais tarde foi criado pelo Riksbank e, portanto, às vezes é referido como um “falso Nobel”.
Mas, como os outros prêmios, o vencedor receberá uma medalha e 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 900.000).
Fontes: gauchazh.clicrbs.com.br