Apenas algumas semanas após a eleição de novembro, quatro cartas vão atrás do presidente Joe Biden e dos democratas: OPEP.
Na semana passada, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), liderada pela Arábia Saudita e Rússia, e seus aliados decidiram cortar a produção de petróleo em 2 milhões de barris por dia, o maior corte desde o início da pandemia, medida que ameaça para reduzir as eleições de meio de mandato dos EUA Os preços da gasolina aumentaram nas semanas anteriores.
O grupo anunciou cortes de produção em sua primeira reunião presencial desde março de 2020. O corte na produção equivale a cerca de 2% da demanda mundial de petróleo.
Em um comunicado, o governo do presidente Joe Biden criticou a decisão, chamando-a de “míope” e dizendo que era prejudicial para alguns países que lutam contra os altos preços da energia.
Os cortes de produção começaram em novembro. A Opep+, formada por aliados como Opep e Rússia, se reunirá novamente em dezembro.
O que devemos fazer agora?
Para entender a decisão da OPEP+ e entender melhor como ela afeta o mundo em geral, recorremos a Hossein Askari, que ensina negócios internacionais na Universidade George Washington.
CNN: Você pode explicar a recente decisão da OPEP para nós? No final o que aconteceu?Askari: Quando a guerra na Ucrânia começou, lamento dizer ao seu público que os Estados Unidos não estavam totalmente preparados para o que estava por vir. Ele sancionou a Rússia por isso e aquilo. Então os preços do petróleo começaram a subir. Y al mismo tempo, os EUA realmente impõe sanções ao petróleo da Rússia, gás, petróleo. Então havia menos petróleo russo nos mercados ocidentais.
É claro que a Rússia começou a vender cada vez mais petróleo para a China e a Índia, e preços mais baixos para esses países. Então eles vão comprar petróleo russo, mas há escassez de petróleo.
Outra razão para o desenvolvimento da escassez é que os EUA basicamente aprovam como loco vaquero se eu puder decidir. Sancionou a Venezuela por anos.
Mas a Arábia Saudita tem um novo governante efetivo conhecido como MBS (Mohammed bin Salman), que abraçou Putin. Então, quando o presidente Biden o encontrei há alguns meses e ele viu um aumento na produção de petróleo, lamento dizer que tenho que incluir essa parte da política, e tenho certeza de que a América está realmente envergonhada com isso.
De qualquer forma, MBS não respondeu positivamente. Mas agora, de hecho, se houver um pasado de la raya. Existe um acordo dentro da OPEP, que por sinal é a principal voz da OPEP e da Rússia, de que a Rússia cortará a produção.Askari: De onde estamos agora, acho que os preços do petróleo vão subir até US$ 5/barril até o final do ano. Agora, muitos acreditam que seus ganhos são mais do que isso. Acho que não porque acredito que o crescimento econômico mundial vai desacelerar, acredito que veremos algum petróleo venezuelano no mercado, acredito que podemos ver algum acordo para que mais petróleo iraniano possa estar no mercado.
Para a gasolina, tenho certeza que os americanos podem ver que, se nada mais, os preços podem subir de onde estão agora, exceto por 30 a 50 centavos por galão.
Para os americanos, no entanto, há outro problema com o combustível para aquecimento doméstico, e esse problema aumentará.
CNN: Como os EUA devem lidar com o petróleo agora?
Askari: Acho que os EUA deveriam ser mais duros com a Arábia Saudita porque fizemos o nosso melhor para acomodá-los em todos os sentidos. Estamos procurando outra maneira, até onde eu sei. Agora é a hora de ficar duro. Eles são muito rigorosos conosco. Acho que o presidente dos EUA deveria ser duro com a Arábia Saudita.
CNN: O que mais os EUA podem fazer para ajudar a controlar os preços do petróleo nas imediações? Askari: Acredito, sem dúvida, que este governo tem um relacionamento muito ruim com as empresas de petróleo e energia dos EUA. Acho que deveria haver mais cooperação entre os bambarinas e as companhias de petróleo e o governo porque eles precisam cooperar agora.
Eu sei que muitas pessoas não acreditam em fracking, mas talvez seja hora de mais fracking. Talvez seja hora de aumentar a produção. Você também pode aumentar a produção em outros lugares. Acho que isso vai ser muito, muito útil.
Eu acredito nas companhias petrolíferas nos Estados Unidos – eu não apoio as companhias petrolíferas, não me interpretem mal – mas acredito que elas sentem que o governo basicamente só quer vendê-las.
CNN: Há mais alguma coisa que você gostaria de acrescentar?
Askari: Algumas pessoas veem a decisão da OPEP como puramente econômica. Alguns personagens Pace puramente políticos. Sempre foi, especialmente para a Arábia Saudita.
Fontes: cnnespanol.cnn.com